Os pets já são membros da família de muitos brasileiros, isso não é segredo e os números não mentem: o Brasil já é o terceiro maior mercado mundial em faturamento no segmento, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
E quando se trata de pensar no espaço para o bichinho de estimação em casa, então, um imenso mercado surge, com diversas possibilidades. Aliás, ter projetos voltados a eles é uma das novas tendências do momento.
Porém, ainda com todo esse crescimento, na hora de se mudar para um novo espaço ou, mesmo, ao escolher ter um animal em casa, é normal ter uma série de dúvidas: será que ele vai se adaptar ao espaço? O local é seguro? O condomínio vai ser muito rígido com relação à circulação dele?
De antemão, saiba que nenhum condomínio pode proibir que os moradores tenham animais de estimação, pois estariam violando o direito de propriedade estabelecido na Constituição Federal. No entanto, é extremamente importante que você tome determinados cuidados para o seu apê ser pet friendly na prática.
Pensando nessas dúvidas, a Hatti preparou algumas dicas de cuidados na decoração e planejamento para o apartamento atender às necessidades do seu fiel companheiro.
Pet no apartamento: adaptações estruturais
O primeiro passo para facilitar a adaptação do seu pet no apartamento é pensar em locais estratégicos para que ele possa comer, dormir, fazer suas necessidades e tomar banho.
Quer ajuda para pensar nesses espaços? A gente te dá uma luz.
Lugar para dormir
A cama do seu animalzinho pode ser planejada para ficar embaixo da mesa de cabeceira ao lado de sua cama, por exemplo. Mas, independentemente do local que escolher, tenha em mente que ele precisa se acostumar com o espaço desde os primeiros dias.
Lembre-se ainda que é importante pensar em outros espaços de descanso para ele, como a sala. Os animais gostam de andar ao longo do dia e colocar espaços diferentes de descanso, incentiva também que eles se movimentem pelo apartamento.
Lugar para comer e fazer necessidades
A principal regra para o cantinho de alimentação: jamais posicione próximo ao tapete higiênico. Às vezes isso ocorre em virtude das metragens reduzidas, mas é possível otimizar de uma forma diferente para que a saúde do seu bichinho seja preservada.
Para a comida, uma solução criativa é aproveitar a lateral do armário da cozinha para criar um nicho de apoio, por exemplo.
Já os tapetes higiênicos podem ficar mais distantes, como na sacada ou lavanderia, que são lugares mais frescos e ventilados.
Lugar para banho
Nos apartamentos, de fato, as opções para o banho do bicho de estimação acabam sendo o próprio chuveiro do banheiro ou, em caso de animais menores, o tanque.
Para facilitar o processo, instale duchas com mangueira, que permitem uma melhor postura.
Caso seu pet solte muito pelo, lembre-se de colocar protetor no ralo, para não entupir o encanamento.
Além disso, em empreendimentos modernos já é comum haver espaços para banho e passeio no condomínio, facilitando bastante esse cuidado com o seu pet.
Segurança
Um apartamento adequado para o seu pet é, sem dúvida, um local seguro. O primeiro cuidado é instalar telas em janelas e varandas, principalmente se for um gato – mas também importante para cachorros.
Outro ponto importante na decoração e planejamento é com relação ao piso. Evite ao máximo que o material seja liso e escorregadio, pois seu animal pode desenvolver até mesmo displasia de quadril.
Regras do condomínio
Ao se mudar para o apartamento com o seu pet, tenha em mente quais são as regras do condomínio com relação aos animais de estimação.
Normalmente, existem convenções em termos de restrição de espaços, como a determinação de usar somente o elevador de serviço, por exemplo.
Obviamente, é importante que o seu condomínio tenha uma área externa onde você possa passear ao máximo com seu bichinho. Afinal, eles também precisam de espaço para dar uma volta.
Além disso, conheça as regras com relação aos horários para níveis de barulho e certifique-se também que o seu animal não cause risco à saúde e/ou segurança dos demais moradores.
E por falar em um empreendimento que abraça tanto você quanto o seu pet, você precisa conhecer o Hi Vila Clementino, o novo lançamento da Hatti!
Isso porque, não só o projeto conta com áreas de lazer e convívio, que vão lhe proporcionar maior bem-estar e qualidade de vida. Além de uma vista exclusiva do Parque Ibirapuera no rooftop. Como o seu animalzinho terá espaços pensados para ele também.
O Hi Vila Clementino conta com Pet Place, para você passear com o seu companheiro de quatro patas, e poder curtir momentos felizes em segurança com ele. Além disso, você também terá um local de Pet Care, para dar banho, realizar a tosa e o que mais for preciso.
Quer saber mais? Acesso o link acima e conheça mais detalhes desse empreendimento que promete trazer uma nova forma de viver, em uma das melhores regiões da cidade.
Para outras dicas e novidades do mercado, acompanhe a Hatti: blog, Facebook, Instagram e LinkedIn.