Novidades surgem a todo momento, seja na moda, nos carros, nas redes sociais… E no mercado imobiliário não é diferente. Afinal, nossos desejos e prioridades também mudam com o passar do tempo e a nossa casa precisa ser reflexo de quem somos.
Por isso, toda hora surgem novas tendências nos apartamentos e buscamos trazer para você, aqui neste post, alguns conceitos mais em alta. Com certeza, ao final, você vai desejar seguir um deles no seu espaço.
Novas tendências em apartamentos: um olhar atento ao bem-estar
Já não é de hoje que a visão sobre a casa em si vem mudando. As pessoas deixaram de ver seus imóveis apenas como refúgios para dormir e voltaram a ter uma percepção de que ali é uma extensão de suas personalidades e modos de vida.
Dessa forma, uma grande parcela passou a desejar por lugares que atendessem a esse anseio e correspondessem algumas demandas de forma mais completa. É aí que vem surgindo algumas novas tendências em apartamento, como:
Uso versátil dos espaços
Uma das necessidades das pessoas em seus apartamentos é a vontade de poderem mudar os espaços sem a realização de reformas.
Apesar de não ser uma grande novidade, os móveis modulares estão em destaque. Tanto que, na própria arquitetura, há projetos que incluem divisórias no lugar de paredes. Proposta essa que pode ser colocada em prática em imóveis de qualquer tamanho, de studios a opções com metragens maiores, e oferecem uma versatilidade maior.
Por exemplo, abrindo ou fechando um painel, é possível ter uma cozinha americana ou ter uma opção mais tradicional. O mesmo ocorre com sofás feitos em nichos – juntos, formam uma opção grande e aconchegante, mas durante uma festa é possível separar e criar diferentes lugares para as visitas sentarem.
Urban Jungle
Este é um conceito que visa tanto a preservação da natureza em meio aos centros urbanos, quanto deseja aproveitar os benefícios que as plantas trazem em nossas vidas.
Utilizando-se de técnicas de arquitetura biofílica, a proposta é inserir o verde como parte do empreendimento, indo além dos antigos projetos de jardins, que tinham apenas uma função visual.
Jardins verticais colocados na área externa do condomínio e nos apartamentos, uso do teto verde e varandas já com jardineiras implementadas são algumas das ideias de como é possível colocar o meio ambiente como mais um pilar construtivo.
Até porque, além da questão estética, o uso de plantas como parte do projeto traz inúmeras vantagens, como: captação da água da chuva nos rooftops com jardim, melhoria da qualidade de ar, manutenção da temperatura, mantendo ambientes mais frescos e, até mesmo, redução da poluição sonora das cidades.
Outro exemplo prático é o próprio K360 Residence, projeto que a Hatti tem o orgulho de ter participado na construção, e que possui no último andar uma horta comunitária para os moradores. Um espaço que proporciona mais qualidade de vida nos mais diferentes âmbitos.
Casa multiespécie
Indo de encontro à proposta de urban jungle é o fato de que as plantas, hoje em dia, já são parte da família de muita gente, assim como os pets.
Aliás, os números não mentem: o mercado pet brasileiro já está no terceiro lugar de maior faturamento do mundo e fechou 2023 com um crescimento de 11,23%, ante 2022. O total gerado de receita no ano passado foi de R$ 46,8 bilhões, segundo dados da Abinpet.
E esse crescimento se reflete também dentro das casas e o estilo multiespécie, outro exemplo das novas tendências em apartamentos e que estará cada vez mais em alta.
Mas o que é isso? São projetos, seja de decoração ou de construção, que consideram as necessidades de todos os seres vivos presentes, sejam eles pessoas, animais ou plantas.
Jardim de inverno, salas com móveis para passagem de gatos, deck para necessidades dos cachorros na varanda, pisos que não escorregam para os animais e estrutura de ventilação para eles são apenas alguns dos exemplos do que vem sendo feito.
Casa 3.0
Pensar em casas conectadas não é novidade, não é mesmo? Afinal, o uso hoje de uma Alexa capaz de ligar as luzes do ambiente, informar as últimas notícias e pesquisar uma receita enquanto você cozinha é algo comum.
Com o avanço das tecnologias e sua maior acessibilidade, hoje ficou ainda mais fácil ter uma casa automatizada, bastando implementar algumas ferramentas.
Junto a isso, os projetos de automação vêm conquistando espaços que vão além de conectar os ambientes, visam também outra preocupação latente das pessoas: a sustentabilidade.
Um exemplo são as lâmpadas de LED inteligentes, que podem ser controladas por aplicativos. Nesses apps, é possível determinar que horas as luzes estarão acesas, conforme a iluminação natural dos ambientes, fazendo com que se economize mais energia. Seguindo nessa linha, há automações que permitem ligar o ar-condicionado apenas em momentos do dia, também controlando o gasto energético.
Voltando às plantas, há sistemas de irrigação domiciliares para jardins e ambientes internos, que regam as mudas de acordo com a necessidade de cada espécie e controlam o gasto de água.
Como você pôde ver, essas novas tendências em apartamento são mais que novidades. Eles representam uma nova forma de viver que as pessoas têm demandado da sociedade e das construtoras.
É por isso que aqui na Hatti somos tão preocupados em criar empreendimentos que traduzam essas necessidades. Afinal, sabemos que a sua casa precisa traduzir a sua personalidade, suas necessidades e seu estilo.
Acompanhe mais novidades nossas no blog e nos nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn.