CategoriesTendências

Discreto, com uso de cores neutras e claras e móveis funcionais, o estilo minimalista é uma escolha que vem há um tempo em alta na decoração de apartamentos por conta de sua praticidade, já que geralmente agrada aos diferentes gostos, e por sua versatilidade, conseguindo se encaixar aos mais diferentes e tamanhos de plantas.

Entretanto, engana-se quem acha que o minimalismo é quando não há decoração alguma. Muito pelo contrário, é possível neste estilo ter itens decorativos e pensar no design, sem exagerar muito.

Como fazer isso? Acompanhe a gente, que vamos te mostrar!

Estilo minimalista, onde o menos é mais

O principal aspecto do estilo minimalista é escolher o essencial para a decoração dos ambientes. 

Ou seja, é ter somente itens que terão utilidade e serão capazes de colocar o design em prática, mas sem excesso. Aqui, não é o vazio pelo vazio, mas sim, deixar mais espaços livres do que preenchidos.

Praticidade e funcionalidade 

Essas são duas premissas fundamentais do minimalismo. Por isso, se você não sabe por onde começar na hora de selecionar qual item considerar, lembre-se desses dois pontos. Aqui, tudo precisa ter um lugar e uma função, nem que seja apenas decorar, porém, sem exagero.

Desta forma, o primeiro passo é pensar no seu apartamento e nos ambientes e ao escolher qualquer móvel ou adorno, pergunte-se: “eu preciso disso?”. Se você achar que esse elemento está a mais e que não fará diferença no seu dia a dia, então pode desconsiderá-lo na sua decoração.

No minimalismo, a regra é considerar apenas o que será necessário para o seu dia a dia.

Como não perder a graça?

Uma das grandes dúvidas das pessoas é como conseguir decorar um apartamento minimalista, trazendo beleza e sem pesar na mão. E podemos dizer que isso é mais fácil do que se imagina.

Ainda que esta opção dê prioridade para os tons mais neutros e claros, é possível colocar algo mais forte como ponto de atenção. Por exemplo, a sua sala de jantar ou de estar podem ter paredes e móveis brancos, mas você pode trazer uma cor diferente para os estofados das cadeiras, do sofá ou das almofadas, como o verde, o amarelo e o marrom.

Aliás, as cores mais terrosas e que remetem à natureza, geralmente casam muito bem com o estilo minimalista, uma vez que ele aproveita muito os materiais naturais. Inclusive, o próprio acabamento da mobília, parede e piso pode ser um ponto de destaque do seu apartamento. 

Use elementos naturais, como a madeira, o linho e o bambu, para trazer elegância e modernidade ao seu ambiente minimalista.

Imagine o seu chão em cimento queimado ou em carpete de madeira. Ou, então, apenas uma divisória de ambientes em bambu. Ainda é possível usar a palha como acabamento de portas e encostos. Sugestões essas que visualmente são simples, mas, ainda assim, trazem toda uma bossa ao espaço.

O não exagero também está na forma

Opte por móveis com linhas mais retas e discretas, ao invés de alternativas orgânicas e com medidas mais extravagantes – por exemplo, ao invés de um espelho que pegue toda a sua parede, você pode colocar um que seja retangular, colocado sobre um aparador.

Pode parecer algo que não faz tanta diferença, mas no final, ao reunir todos os elementos e completar o ambiente, você vai perceber que os detalhes serão essenciais para trazer o resultado que deseja.

Ao final, você não só terá um apartamento com um design belo e elegante, como, ainda, o estilo minimalista vai te ajudar na manutenção e limpeza, trazendo muito bem-estar à sua vida.

Quer saber mais dicas de decoração e arquitetura como esta? Siga a Hatti no blog, Facebook, Instagram e LinkedIn.

Entre em
contato

Telenone

R. Afonso Braz, 644 – Conjunto 91
Vila Nova Conceição,
São Paulo – SP, 04511-001

e-mail

    Entre em contato

      ENDEREÇO

      R. Afonso Braz, 644 – Conjunto 91
      Vila Nova Conceição,
      São Paulo – SP, 04511-001

      e-mail

      © 2024 – Hatti. Todos os direitos reservados