CategoriesTendências tips & tricks

Quem vive em uma grande cidade, como São Paulo, já está acostumado a organizar a sua rotina conforme o trânsito. Não é à toa que algumas pessoas passaram a escolher meios alternativos para se locomover. Por exemplo, ir de bicicleta ao trabalho.

Pois ainda que não seja tão rápido quanto o carro, com relação à velocidade, é uma opção que possui diversos benefícios às saúdes mental e física e, sem contar, que possibilita uma maior mobilidade – dependendo do trajeto, é possível chegar antes ao destino de bicicleta, porque justamente ela possibilita maiores rotas de fuga do trânsito.

No seu dia a dia é possível usar a bike como transporte? Então, vem cá, que a gente tem algumas dicas a te dar, antes de sair de casa.

Mil e uma vantagens de ir de bicicleta ao trabalho

Além dos pontos positivos relacionados ao bem-estar, ir de bicicleta ao trabalho também é uma prática sustentável, já que você reduz a emissão de carbono, e é mais econômica (mais barata que um automóvel e não tem o gasto com combustível). Mas os benefícios deste exercício não param por aí!

Um estudo realizado pela Universidade Dartmouth, nos Estados Unidos, realizado com quase 300 profissionais, mostrou que aqueles que faziam o percurso até o trabalho de bicicleta tinham muito mais disposição durante o dia para realizar as suas tarefas.

Enquanto os que iam de carro, tinham picos elevados de estresse já nas primeiras horas da manhã e que se estendia ao longo do dia, mesmo horas após chegarem ao seu destino.

Dicas para ir ao trabalho de bicicleta

1. Estude a sua rota

Passar a ir de bicicleta para o trabalho não é uma mudança que se faz da noite para o dia, exige planejamento e cuidado.

O primeiro passo é, de fato, estudar a rota que será utilizada. Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), há hoje na cidade de São Paulo 731,2 km de vias com tratamento cicloviário permanente.

E você ainda pode acompanhar, no site da companhia, o mapa de ciclovias, para facilitar a sua pesquisa.

Escolher um bom trajeto da sua casa para o trabalho fará toda a diferença nesta experiência!

Com estas informações em mãos, é preciso levar em consideração alguns pontos:

  • Há ciclovias ao longo de toda a rota?
  • Como é o trânsito até o trabalho?
  • Há muitas subidas e descidas pelo caminho?
  • É uma rota que passa por vias de trânsito rápido, como marginais e rodovias?

Dica: faça o caminho aos fins de semana, pois são dias de trânsito mais tranquilo e você conseguirá checar a segurança do trajeto e o tempo de deslocamento.

2. Será uma bicicleta sua ou de aluguel?

Você sabia que, não necessariamente, precisa ter uma bicicleta para escolher esta opção de transporte? Se no seu caminho houver um totem de bicicletas de aluguel, você pode optar por esta alternativa.

No caso de São Paulo, já há diversas empresas disponíveis e várias delas estão presentes em estações de metrô e trens que permitem acesso de bicicletas, o que torna mais uma alternativa de mobilidade: você pode usar a bike alugada para ir da sua casa até a estação ou da estação ao trabalho, por exemplo.

Agora, se o plano é realmente ir com uma bicicleta própria, garanta que ela esteja adequada ao seu tamanho. Este cuidado vai te trazer mais segurança e conforto.

3. Monte o seu kit de proteção

Não saia de casa ou do trabalho sem todos os itens de segurança. Cuide da sua proteção, sempre!

Esta é uma das dicas mais importantes: jamais deixe de lado a sua proteção. Para isso, separe todos os equipamentos:

  • Capacete
  • Luva
  • Óculos específico para pedalada
  • Luzes dianteiras e traseiras
  • Colete refletor
  • Capa de chuva
  • Um bom cadeado para prender ao bicicletário\
  • Alforje para guardar sua mala e outros itens
  • Kit de ferramentas, para imprevistos

4. Separe a sua roupa

Ainda que seja um exercício, não é qualquer vestimenta que pode ser usada para andar de bicicleta, principalmente em longas distâncias.

Escolha tecidos leves e que permitam uma boa movimentação, tanto nas pernas, quanto nos braços. Claro, veja se nenhuma das suas articulações está apertada, o que, além de desconfortável, pode causar assaduras e até prender a circulação do sangue.

Se possível, opte também por peças que tenham secagem rápida, o que irá ajudar muito com o suor e com a chuva. E o calçado não pode ficar de fora dessa lista. Escolha um tênis que fique firme no pedal e também deixe seu pé confortável.

Já na sua mala, leve a roupa que irá usar durante o trabalho e também peças íntimas limpas (como cueca, calcinha, sutiã e meia) – junto com um kit de higiene.

5. Manutenção em dia!

A bicicleta será a sua maior aliada, então ela vai precisar de cuidados também! Para isso, basta manter a manutenção das correias, rodas, pneus e o que mais for necessário.

Conforme ela for sendo movimentada, é esperado que haja alguns desgastes e o não cuidado pode colocar a sua segurança em risco também.

As bicicletas são mais fáceis de cuidar do que os carros, mas isso não exclui a manutenção preventiva delas também.

Um período adequado de manutenção é, em média, a cada dois meses ou conforme a necessidade.

E caso você seja do time que gosta de colocar a mão na massa e fazer os reparos da sua bike, saiba que existem condomínios, como o Hi Vila Clementino (saiba dele mais abaixo!), que possuem bancadas compartilhadas, com estação de ferramentas, para este tipo de serviço. É, realmente, uma mão na roda!

Para quem busca uma nova vida, a Hatti tem a solução

E já que falamos nele, se você está em busca de um novo imóvel em que é possível ir de bicicleta para o trabalho, saiba que a Hatti tem a opção ideal para você, o Hi Vila Clementino.

Ele está em uma localização estratégica, próximo das estações de metrô AACD-Servidor e Hospital São Paulo. Está a minutos da Avenida 23 de Maio, do viaduto 9 de Julho, da Rubem Berta e de outras grandes vias.

Claro, não podemos esquecer que você também estará a menos de 1,5 km do Parque Ibirapuera e do próprio Parque das Bicicletas. Afinal, não é só para o trabalho que a sua bike poderá te levar!

E, ainda, caso você queira usar uma bicicleta apenas pelo bairro, o empreendimento vai contar com algumas unidades elétricas para os moradores e também terá bicicletário para você e seus vizinhos guardarem seus equipamentos próprios, com conforto e segurança.

Quer saber mais sobre o Hi? Acesse o link acima e faça o seu cadastro!

Para estar por dentro de outras novidades da Hatti, acompanhe a gente pelo blog ou no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Entre em
contato

Telenone

R. Afonso Braz, 644 – Conjunto 91
Vila Nova Conceição,
São Paulo – SP, 04511-001

e-mail

    Entre em contato

      ENDEREÇO

      R. Afonso Braz, 644 – Conjunto 91
      Vila Nova Conceição,
      São Paulo – SP, 04511-001

      e-mail

      © 2024 – Hatti. Todos os direitos reservados